Condado de Beirós
Turismo de Habitação - Serrazes  - São Pedro do Sul

A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada "Lafões" situa-se ao longo do Vale do Vouga, abrangendo os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela.

Na Região de Lafões, come-se divinamente. A Vitela Assada é o prato mais famoso, dada a qualidade da carne e a mestria dos temperos. Mas o Cabrito à Lafões, os Rojões à moda de S. Pedro, o Bacalhau com Broa e a Sopa de feijão com couve à Lafonense são pratos muito apreciados.

Os enchidos recomendam-se e ... quanto a doces, a variedade é tanta que o difícil é mesmo escolher. Mesmo assim, vale a pena provar o delicioso Pão de Ló de Sul, o Folar da zona, os Caladinhos e os Vouguinhas.

A oferta a nível de Restaurantes e adegas típicas é variada e rica, com pratos característicos da região confeccionados no momento - o Arroz de Vinha d'Alhos, o de Carqueja, a Vitela de Lafões e o cabrito assado no forno de lenha são verdadeiras iguarias. Existem mais de 30 restaurantes por todo o Concelho (sete classificados como restaurantes típicos), desde as Termas à Serra de S. Macário, passando pela Vila de S. Pedro do Sul.

 

As Termas de S. Pedro do Sul remontam pelo menos ao tempo dos Romanos, que contruíram um complexo termal para aproveitamento das suas águas medicinais.

Aqui esteve em 1169 o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, a curar uma perna fraturada na Batalha de Badajoz.

Também a nossa última rainha, D. Amélia, aqui veio fazer tratamentos de 1894 e 1898.

São hoje as Termas mais procuradas do País, pelas excelentes qualidades curativas das suas águas sulfurosas.

Estas águas são particularmente indicadas para o tratamento de doenças das vias respiratórias e afeições reumáticas.